domingo, 6 de março de 2011

O que é Dorama?




Muitas pessoas se perguntam: "O que são doramas?"
Será que são algum tipo de comida? Ou quem sabe o nome de uma roupa cara? Não é nada disso!
Doramas são as novelas e seriados Japoneses. Sim, no Japão também se assiste novela!
Dorama basicamente é a definição generalizada do gênero novela oriental, seja ela J-Drama (Drama Japonês), K-Drama (Drama Koreano), C-Drama (Drama Chinês) e até mesmo os Live Action (Novelas baseadas muitas vezes em títulos de sucesso de mangá ou anime).
Mas são muito diferentes das novelas Brasileiras.
Alguns, a primeira vista, irão se encher de pedras na mão e partir com mil e um preconceitos contra as “novelas” orientais, afinal são novelas como as brasileiras, certo? ERRADO! O estilo oriental de novela é completamente diferente, com um roteiro beirando mais para um mangá/anime shoujo do que para o estilo de novela ocidental. Outra grande diferença está no número de episódios, beirando sempre a média de treze a no máximo vinte e seis em sua grande maioria.
A maioria dos doramas são imprevisíveis. Novelas são previsíveis. Você sabe que o bonzinho sempre acaba bem no final e o vilão sempre morre ou acaba atrás das grades.
Nos Doramas a coisa é bem diferente. No primeiro capítulo o protagonista pode estar super bem na vida, mas durante o decorrer do drama ele pode adquirir uma doença incurável, pode perder um braço ou qualquer outro membro do corpo e pode até morrer. A questão é que nunca se sabe o que pode acontecer. Muitos Doramas podem surpreender o publico, pois raramente um Dorama deixa de passar algo para quem o assistiu, sendo uma lição de humildade, valor do trabalho, amizade etc., os Doramas são bem mais dramáticos, podendo fazer qualquer um soltar lágrimas de felicidade e tristeza.


A partir de agora, vou passar a postar as sinopses, de alguns doramas que eu assisti... e gostei!

2 comentários:

  1. Ok, podemos dividir a vida antes dos doramas e depois xD É uma maneira totalmente diferente de entretenimento que novelas não conseguem alcançar xD Em 11 epis vc chora e ri do que em meses de intermináveis tramas de novelas xD O negócio é começar e acabar e ter passado alguma coisa aproveitável xD

    ResponderExcluir
  2. isso isso, doramas são muito bons! Nem sei o que seria de mim sem eles:D

    ResponderExcluir

Faça um autor feliz! Deixe seu comentário aqui: